Eubactéria
O domínio eubactéria conta com os procarióticos com membrana celular rica em peptidoglicano, com RNA e DNA no mesmo meio sem um nucleo que separe os separe, do citoplasma. Estes são em certa parte, agentes patogênicos que adoecem o sistema em que se instalam, com outras exceções sua importância é para com o processo de fotossíntese(cianobactérias) e de fermentação(anaeróbicas).
Na classificação dos seis reinos fazem parte do reino monera em conjunto as arqueobactérias. Fora isso, o domínio Eubactéria não possui reinos formais para divisão taxonômica.
Archeae
Assim como as bactérias as arqueas são seres procariontes, mas ambas se tornam muito distintas quando ignoramos suas semelhanças estruturais e levando em conta a composição química.
Estas tem ausência de peptidoglicano na membrana plasmática e a mesma é muito semelhante a dos Eucariontes. Sua parede celular posse fosfolipídeos e glicoproteínas, sua ligação com os eucariontes é ainda maior quando apontadas as semelhanças do RNA destes e das Arqueas.
Esse domínio sem reinos formais costuma ser dividido em vários tipos de extremófilos. Temos Halófilos(Resistentes ao sal), Termófilas(Resistentes a temperatura extrema) e Metanogenicas(Que usam do metano para o processo de quimiossíntese) , dentre outros.
Mutualismo é presente no domínio, uma vez que membros da família Asgard de arqueas, conseguem usar de bacterias ao seu redor para obtenção de oxigênio.
Eukarya
Os Eucarióticos tem um dominío extenso. Os organismos celulares possuem um nucleo que separa os acidos nucleicos do citoplasma, diversas organelas como a mitocondria e o complexo de golgi, uma membrana celular com fosfolipideos e glicoproteinas. São organismos avançados em relação aos procariontes, temos no Reino Proctista protozoarios, eucariotes unicelulares como amebas por exemplo, que podem ou não causar doenças, ainda assim temos nesse reino organismos pluricelulares, como as algas que tem papel importante no processo de fotossintese e que até hoje servem de alimento para fauna local. No reino fungi temos seres pluricelulares imóveis e heterótrofos, decompondo matéria organica, temos temos tipos tóxicos e tipos comestiveis, usamos das leveduras para a fermentação de bebida alcoolica, gerando alcool etilico(etanol). Mais adiante nos deparamos com o Reino plantae, composto por organismos pluricelulares imóveis e autotrofos, usando do processo de fotossintese para se alimentar da glicóse que produzem, evoluiram até que as angiospermas surgissem, com a produção de frutos, mutualismo sempre foi um termo importante para as plantas, em relação aos polinizadores. Por ultimo e não menos importante o Reino animalia(metazoa), com seres heterotrofos pluricelulares, temos vermes achatados e cilindricos, com uma minoria livre e uma maioria parasitaria; peixes osseos e cartilaginosos, com o desenvolvimento de uma mandibula, sistema digestorio e neural melhorado; anfibios que vivem em meio termo entre vida em terra firme e na agua, possuindo apendices para movimentação, como patas traseiras e dianteiras; répteis, seres vivos que conseguem viver em terra firme independente do meio aquatico; mamiferos, que conquistaram o ecossistema com seu sangue quente, resiliencia e desenvolvimento neural complexo.